Vantagens e desvantagens de uma loja em WooCommerce

Woocommerce gdpr

O plugin do WooCommerce é certamente um dos mais populares dentro da comunidade do WordPress. A razão é simples: uma loja em WooCommerce hoje é algo comum e usado por empresas de todo o mundo para vender rapidamente e com flexibilidade na internet. Sem dúvida, o uso do WooCommerce possui diversas vantagens sobre algumas outras opções de concorrentes, mas também tem suas desvantagens.

Cada tipo de plataforma para e-commerce possui vantagens e desvantagens, é claro. Embora algumas alternativas na nuvem sejam mais indicadas para empresários que estejam começando suas atividades, o WooCommerce é poderoso e pode representar um ganho de escala em negócios mais maduros.



Vantagens do WooCommerce

Sempre em comparação com outras plataformas, mesmo aquelas na nuvem, o WooCommerce possui uma série de vantagens. Para além de se tratar de um sistema criado a partir de um plugin para WordPress – plataforma na qual a maioria dos sites atuais são criados – há benefícios nítidos na escolha desse sistema para montar lojas online:

  1. Gratuito. Embora uma série de extensões e plugins extras sejam pagos, o sistema central do WooCommerce é totalmente gratuito. Para desenvolvedores, representa um sistema completamente grátis, uma vez que estes podem inclusive desenvolver funcionalidades extras mesmo sem pagar por extensões.
  2. Simples. Especialmente para aqueles que já lidam com o WordPress, o WooCommerce é uma plataforma de fácil operação, principalmente quando comparada a outras alternativas, como o Magento.
  3. Seguro. Sempre atualizado e com novas versões sendo lançadas, o WooCommerce atingiu um estágio de desenvolvimento no qual oferece grande nível de segurança para lojistas, inclusive com possibilidades de melhoria por meio de sistemas implantados por desenvolvedores capazes.
  4. Popular. Inclusive entre desenvolvedores. Criado para WordPress, e em PHP, o WooCommerce é familiar para a maioria dos informáticos que lidam com sites. Plataformas como Magento, OSCommerce e Prestashop não são, por outro lado, dominadas por todo e qualquer desenvolvedor.
  5. Flexibilidade. Como seu sistema é open source e permite a criação de plugins e extensões, o WooCommerce é muito mais flexível para novas funcionalidades e alterações do que outras plataformas concorrentes.
  6. SEO. Construída em WordPress e com vistas a dar prioridade ao conteúdo, o WooCommerce também oferece facilidades para trabalhos competentes em SEO e marketing, facilitando a vida de quem tem uma loja online.

Há muitas outras vantagens em usar o sistema, principalmente quando empresários contam com uma equipa fixa de informáticos responsável pela loja. O WooCommerce permite a um negócio evoluir e ganhar tração conforme as necessidades e desafios do crescimento se apresentem. Mesmo quando uma loja é criada do zero, o investimento inicial tende a ser menor do que o necessário para utilização de outras plataformas de CMS e muito menor do que o necessário para a criação de “soluções próprias”, algo que algumas agências ainda insistem. A popularidade do sistema não é à toa – e soluções próprias criam uma dependência do desenvolvedor que nem sempre é bom negócio para uma empresa.

WooCommerce

WooCommerce – registo e controlo de produtos ocorre de forma similar à gestão de conteúdo e posts em blogs, o que facilita a gestão por parte de empresários, mesmo sem conhecimento vasto de internet e informática.

Desvantagens do WooCommerce

Nada é absoluto. Claro que o WooCommerce, assim como qualquer outra solução para lojas online, possui suas desvantagens. Quando o objetivo é investir pesado em vendas online, dificilmente o WooCommerce oferece barreiras, mas há alguns inconvenientes que podem surgir para pequenos empresários, a depender de suas estratégias de vendas.

  1. Poucas funcionalidades. O plugin original do WooCommerce funciona bem para lojas simples, porém tem poucas funcionalidades em relação a sistemas prontos, como aqueles existentes na nuvem. Quando se possui um bom programador ou desenvolvedor, que possa agregar novas funcionalidades, isso não é um problema, mas pode ser uma barreira para os que decidem criar uma loja por conta própria.
  2. Velocidade. Sem manutenção, o sistema do WooCommerce pode tornar-se mais lento à medida que muitos produtos e clientes trafeguem pelo site. Quando há uma equipa de desenvolvimento, isso pode ser facilmente superado, mas depende também de um bom alojamento e algum investimento periódico.
  3. Integrações. O WooCommerce possui óptima integração com qualquer sistema ou plataforma que esteja online, porém para empresas que usam soluções próprias de CRM, ERP ou controlo e gestão, podem ser um problema. Em geral, soluções modernas integram-se bem ao WooCommerce, mas aquelas mais desatualizadas são problemáticas. Talvez, por conta disso, também seja uma boa hora para que um empresário atualize seu sistema de gestão.