Torne materiais de formação publicidade grátis

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Quantos de nós, ao longo de cursos de formação ou mesmo universitários, não presenciamos o sentimento de “sigilo” e “preservação” de escolas e mestres acerca de materiais de estudos? Em muitos cursos de formação, apresentações Powerpoint ou apostilas são apenas exibidas ou emprestadas a alunos, no intuito de não permitir que haja o “uso” do conteúdo por terceiros.

Bem, posto que a grande maioria das apresentações de cursos e formações apenas reproduzem EXATAMENTE o que se encontra nos livros de teoria, a preocupação é mesmo coerente. Entretanto, já vimos que a mera transcrição de conteúdo para slides não constrói uma apresentação viável. Se usado fosse esse recurso do modo certo, como APOIO ao professor ou formador, o medo e paúra do uso indevido ou “vazamento” das informações e materiais seria até mesmo improcedente.



Mas a pior parte disso tudo não é somente o emprego errôneo da ferramenta digital. Além de exibirem slides e apresentações desinteressantes e inclusive ineficazes aos alunos, cursos e formações ainda deitam ao lixo uma oportunidade excelente. Eles podiam estar fazendo uma excelente propaganda – e de graça.

Deixe “vazar” sua formação

O primeiro passo para transformar seu material de formação em publicidade grátis é simples: você precisa INCENTIVAR o compartilhamento dele. Parece absurdo, não? Mas é extremamente coerente. O material de formação, especialmente aquele relacionado a apresentações, textos complementares e resumos, NÃO DEVE conter exatamente o que formadores expõem durante aula e não compreende a totalidade da teoria presente na bibliografia existente.

Em outras palavras e para sermos diretos: se o seu curso INTEIRO se resume ao que está na apresentação ou apostila, é melhor encerrá-lo e apenas vender seu material pelo Amazon.

Se o seu material de curso representa apenas parte do que sua formação de fato é, seu “vazamento” não impedirá que novos alunos o procurem. Muito pelo contrário – irá incentivá-los a procurar seus cursos e formações. Para tanto, é preciso que seu material cumpra alguns simples requisitos.

Branding

Apresentações e apostilas devem possuir não apenas seu logótipo, mas também cores, formatos familiares e principalmente um PADRÃO reconhecível.

Fragmentação

Transforme apresentações sem fim e apostilas de centenas de páginas em pequenos módulos e fascículos. Isso permite o compartilhamento rápido e evita que cursos inteiros sejam repassados a pessoas não matriculadas.

Transmídia

Crie vínculos e links nas apostilas e apresentações, que remetam a complementos do conteúdo em seu website, canal do Youtube, redes sociais e outros. Insira dados que permitam a não-alunos de suas formações um rápido contato e insira, a depender do caráter do material, inclusive anúncios de outras formações e cursos suplementares.

Linhas gerais

Garanta que seus materiais contenham apenas ementas e guias que sejam usadas por formadores ao longo das explicações e aulas. Materiais mais elaborados e que sejam sensíveis a regras de copyright podem estar inseridos em áreas fechadas ao aluno ou ser apresentados durante aulas apenas.

Atividades e interação

Garanta que os materiais proponham exercícios e esquemas de interação que incentivem seu aluno nas formações, mas que também funcionem como argumentos de venda para interessados que tenham acesso indireto ao material que você produz.

Design

Como ocorre com qualquer tipo de publicidade, um design descuidado e uma organização visual e textual pobre somente lhe serve para perder novos clientes.

Crie diferenciação

Um material melhor geralmente remete a uma formação de melhor qualidade. Claro, formadores, instalações, conteúdo em si e mesmo preços são fatores importantes, mas eles geralmente exigem um contato mais próximo com seus potenciais alunos para que você os possa expor. O material pode chegar mais longe, via compartilhamento ou mesmo colocado à disposição para download em um site ou rede social.

Contudo, para despertar o interesse de novos alunos, é preciso ser diferente. Seu material precisa fugir do óbvio, tanto em termos de visual quanto de conteúdo. É preciso ser mais objetivo, ousado, inteligente. Esqueça efeitos pirotécnicos ou conteúdo “a peso”. É preciso maravilhar.

Em primeiro lugar, essas apresentações precisam ser operáveis online. Para facilitar, é melhor que elas tenham versões em PDF ou mesmo em redes que permitam sua visualização online, como ocorre com o Slideshare.

O mais importante é criar algo diferente – pense em um material que vende um curso por si só, não apenas em slides que possam ser lidos de maneira aborrecida por formadores durante as aulas. Se você possui um curso e pretende inovar, esse talvez seja o primeiro aspeto a visitar.