Quanto texto devo colocar em minhas apresentações PPT?

Apresentações e Fontes

Essa é uma questão sempre recorrente: quanto texto devo colocar em minhas apresentações PPT?

Por mais que pareça haver uma resposta correta, o importante em si não é o quanto coloca-se de texto na apresentação PPT como um todo – mas sim em cada slide. Claro que apresentações que possuem dezenas ou mesmo centenas de slides são aborrecidas e maçantes, mas uma boa estrutura garante legibilidade e interesse. Mas, voltando à pergunta, agora modificada: quanto colocar de texto em cada slide?



Apresentações PPT – tamanho certo de fonte

Antes de discutir o volume de texto, cabe abordarmos o tamanho das fontes que irão compor os slides. Muitas empresas utilizam o Powerpoint praticamente da mesma forma que usam o Word. Eis aí o primeiro grande erro. O Powerpoint é um software de apresentações, não de redação ou processamento de textos. A ideia principal dos ficheiros produzidos nele é a de apresentar conteúdo para pessoas que terão de ler brevemente ou o verão em projeções.

Para tanto, o texto precisa estar visível, claro e, principalmente, ser curto e de rápida memorização. Qualquer fonte com tamanho menor que 20px é simplesmente ilegível ou traz texto demais para que seja rapidamente absorvido o conteúdo. O ideal mesmo é apresentar a maior parte do conteúdo principal em fontes com tamanho de 30px ou mais. Para referências de menor importância ou secundárias, como dados sobre fontes, observações ou trademarks, o texto poderá ser menor.

Apresentações e Fontes

Fontes com tamanho inferior a 20px são praticamente impossíveis de ler. No exemplo, ainda há outra questão – o espaçamento entre linhas torna praticamente impossível seguir o conteúdo, mesmo com a apresentação aberta em sua frente no ecrã.

Apresentações PPT – bullet points… OUT!

Listas e bullet points parecem ser os recursos favoritos da maioria dos palestrantes ou mesmo empresas em suas apresentações PPT comerciais. Embora uma apresentação com um número grande de slides não seja o ideal, é melhor do que listas de tópicos sem fim. O problema está no modo com que lemos: há uma espécie de gatilho mental que privilegia aspetos listados quando estes vêm em número de 3 itens. Entretanto, não raro apresentações PPT trazem listas e bullet points com dezenas de itens.

Ao invés disso, tente separar os itens da lista em diversos slides, cada um com um dos tópicos e uma imagem que faça sentido. Isso facilitará a real absorção de cada item e criará mais dinámica para a apresentação. Deixe os bullet points para usar quando escrever teses e monografias no Word.

Apresentações PPT – roteiros

Antes de montar sua apresentação, crie um roteiro. Um roteiro, antes de tudo, não é um bloco de texto ou um artigo o qual pretende-se “transplantar” para o formato de apresentação. É preciso seguir uma estrutura lógica e desenhar o conteúdo que irá em cada um dos slides antes de começar. Como referência para produzir seu roteiro, tente usar algumas métricas em particular:

  1. Idealmente uma frase ou duas para cada slide
  2. NUNCA mais do que 30 palavras em uma mesma tela
  3. Prefira utilizar imagens como fundo ou parte considerável da tela, ao invés de imensos “quadradinhos” com imagens recortadas
  4. Para um texto-base de 1.000 palavras, um roteiro com slides que somem 100 palavras ao máximo será mais que suficiente
  5. Tente ler os slides em seu roteiro antes de prosseguir, e alinhe-os para que a leitura de cada um seja sempre possível em até 3 segundos

Apresentações PPT – publicidade ao invés de literatura

Essa afirmação ilustra bem a questão do texto em slides de Powerpoint. Se quer a atenção do público, precisa apelar de forma similar a uma peça de publicidade em cada novo slide. Se sua apresentação lembra mais um livro ou trabalho universitário do que uma propaganda em um jornal ou em paragens de autocarros e comboio, há um grande problema. Parece pouco quando o falamos, mas 30 palavras são uma quantidade imensa de informação, quando bem utilizadas.

Apresentações PPT

Esse slide é parte de uma das nossas – perceba que há por volta de 30 palavras, ainda que conte preposições. Há informação bastante e as setas fornecem um modo menos aborrecido e limitante de criar uma ideia de tópicos.

Pense em quando foi a última vez que viu algum reclama ou propaganda em qualquer canto que empregasse mais do que esse tanto de texto em uma mesma chamada. Pode ser que haja algumas que o fazem, mas não é capaz de lembrar, correto?

Pois bem – o mesmo ocorre quando sua apresentação é por demais prolixa: ninguém é capaz de lembrar o que tentava dizer.

Apresentações PPT

Outra das nossas – poucas palavras e uma ideia de contraposição apresentada em dois slides sequenciais. As setas e o ganho de cores ressaltam a mensagem do conteúdo textual, o que facilita a memorização do público.