Por que melhorar a velocidade de um website?

Site da MeuPPT segundos depois, com "pacote" de otimizações de código simplesmente ativado no painel de plugins

Não se trata apenas de uma questão de capricho. Melhorar a velocidade e desempenho de um website é algo fundamental. A velocidade de um website determina o sucesso de muitas estratégias de marketing e vendas, ou mesmo de um negócio como um todo.

Muitas soluções, especialmente no popular WordPress, envolvem a instalação de novos plugins, gastos com ferramentas online e pagamento de horas sem fim para informáticos. A verdade é que o processo de otimização pode ser mais simples e envolver menos gente, dinheiro e recursos.



A velocidade de um website tem três implicações principais:

  1. É medida pelo Google, em termos de otimização, e influencia no ranking da página nas buscas
  2. Quando lento demais, um site é rapidamente abandonado pelos usuários
  3. Se já há lentidão, a tendência é que isso piore com o tempo, à medida que agregamos conteúdo e funcionalidades

Velocidade de um website – Google PageSpeed

O Google PageSpeed é uma referência para medir a velocidade de um website, bem como ajuda a detectar os principais problemas que causam lentidão. O importante, no entanto, é não cair na conversa dos milagreiros do “100 no PageSpeed”. A verdade é que muitos recursos atuais não permitem que determinadas otimizações sejam feitas (sob risco de problemas na navegação do site). Além disso, há problemas que o PageSpeed aponta que dependem do serviço de alojamento usado – ou seja, não podem ser melhorados diretamente pelo proprietário do site.

Ainda assim, o PageSpeed é importante. Em tese, quanto melhor o desempenho de um site ali, melhor será seu posicionamento no Google. O algoritmo atual das buscas não leva em conta apenas SEO, mas também qualidade do código nos sites e melhores práticas de programação e otimização de ficheiros.

O Google PageSpeed trabalha, grosso modo, com a análise de alguns itens em seu website:

  1. Uso de cache no navegador
  2. Tempo de resposta do servidor
  3. Javascript e CSS “de bloqueio”
  4. Otimização de imagens
  5. Redução de HTML
  6. Redução de CSS
  7. Compactação de CSS, JS e outros

Outros fatores podem influir na velocidade de um site. A maneira correta de lidar com os problemas é, primeiramente, identificar a origem de cada um deles. Posteriormente, otimizações podem ser planejadas e concentradas todas em um mesmo lugar – como por exemplo um único plugin. Ao acionar esse “pacote” de melhorias, todas as otimizações operam juntas e melhoram o PageSpeed e a velocidade de uma só vez.

Na MeuPPT, dispensamos todos os plugins de cache, memória, compactação, otimização e outros. Criámos um pacote de otimizações de código e processo e encapsulamos tudo dentro de um plugin que opera em nosso site – ao ativá-lo, tudo é colocado em ação, sem configurações e perguntas. As imagens mostram, primeiro, o desempenho de nosso site no Google PageSpeed Insights sem o plugin ativado. Na segunda imagem, ativamos o plugin.

Site da MeuPPT sem trabalho de otimização em nível de código

Site da MeuPPT segundos depois, com “pacote” de otimizações de código simplesmente ativado no painel de plugins

Velocidade de um website – nem todos são iguais

Os plugins de otimização existentes no mercado não são ruins. Na verdade, alguns deles são óptimos. A questão é que, de duas uma: ou necessitam de configurações complexas para atuar melhor em seu website, ou se aplicam bem a determinados sites e a outros nem tanto.

A solução, como deve estar a pensar, é algo customizado e individual. Cada site tem problemas únicos e característicos, e alguns deles precisam ser trabalhados de forma totalmente distinta. A MeuPPT está a inaugurar um serviço de análise e optimização de websites em nível de programação, para aqueles que possuem sistemas em WordPress. Em nossa análise, plugins prontos e soluções compradas não se aplicam. Nosso processo envolve quatro passos simples:

  1. Mediante seu contacto, avaliámos seu website e estabelecemos algumas linhas de ação
  2. Com acesso à sua instalação e alojamento via FTP, efetuamos testes e concluímos que módulos podem ou não ser optimizados, e como isso deve ser feito
  3. Concentramos todas as optimizações em um plugin leve e único – somente o seu site contará com esse plugin, pois aplica-se apenas aos problemas que seu website possuía
  4. O plugin é ativado e, no horizonte de 30, 60 e 90 dias, realizamos novos testes para verificar se novas optimizações poderão ser agregadas

Se tem dúvidas a respeito de como isso pode ser feito em seu website ou se já tentou outras possibilidades e não obteve sucesso, entre em contacto connosco e peça sua análise e orçamento. Garanta um melhor posicionamento de sua empresa e pare de simplesmente gastar fortunas em AdWords e publicidade, quando parte do trabalho poderia estar a ser feito no piloto automático.

 

Quer uma análise do seu site?

Fazemos gratuitamente o diagnóstico

Clique no botão, receba novidades e dicas e uma análise grátis de seu website. Basta inscrever-se em nossa newsletter.