O que é Google Académico?

Google Académico

O Google é mais do que um site de buscas apenas. Ao longo dos anos, os desenvolvedores do Google criaram centenas de aplicações e serviços. Alguns deles acabaram por ser descontinuados, porém outros alcançaram enorme sucesso.

Serviços como o Google AdWords, Google AdSense, Youtube e Google Analytics ditaram, em muitos aspetos, o que entendemos como internet nos dias de hoje. Entretanto, alguns serviços ainda são pouco conhecidos, embora extremamente úteis. É esse o caso do Google Académico.



Grosso modo, o Google Académico é uma ferramenta de buscas de nicho. Nela, o usuário pode aceder a todo tipo de conteúdo e literatura estritamente académica: teses, artigos, trabalhos de pesquisa diversos, monografias e afins. Embora parte do material não seja necessariamente gratuito, o Google Académico encontra-o assim mesmo.

Seleções e biblioteca no Google Académico

Google Académico permite realizar buscas assim como o Google, porém tem a funcionalidade de guardar documentos e referências – algo particularmente útil para aqueles que precisam de tal material em estudos e trabalhos. No canto superior direito do ecrã, durante as buscas, é possível marcar e guardar links de trabalhos listados e também citações de cada um deles, para uso posterior.

Google Académico

Google Académico – ferramenta de “guardar” referências e publicações para consulta posterior é verdadeiro ouro para qualquer estudante, universitário ou mesmo pesquisador.

Na parte esquerda do ecrã, a ferramenta oferece filtros que ajudam o usuário a encontrar os trabalhos que precisa. Há basicamente três filtros maiores:

  1. Ano de publicação
  2. Idiomas dos trabalhos
  3. Ordenação (por relevância em relação à palavra-chave ou por data)

A barra de filtros ainda permite que o usuário decida se quer ou não incluir textos de patentes ou citações à sua listagem de documentos encontrados.

Facilitação de bibliografia e referências

Com a ferramenta de “Minha Biblioteca”, pode-se guardar referências usadas ou listas de documentos para posterior consulta. Do mesmo modo, ao guardar citações o usuário praticamente pode construir sua bibliografia e lista de referências, para posterior uso em seus trabalhos sem grande esforço. Em cada item listado, o Google Académico mostra um ícone pequeno de uma estrela e outro com o desenho de pequenas aspas.

Google Académico

O primeiro ícone, da estrela, guarda o item na biblioteca do usuário. O segundo ícone, das aspas, gera uma citação referente ao artigo ou item consultado – algo excelente para a seção de bibliografia e referências de qualquer trabalho.

Mais ferramentas do Google Académico

A tela inicial de buscas do Google Académico oferece algumas outras ferramentas – desde que o usuário esteja logado com seu perfil do Google. No canto esquerdo do ecrã, o ícone de acesso ao menu abre uma lista das ferramentas de forma objetiva. Ali, é possível avaliar métricas de consultas anteriores, criar alertas para buscas por palavras-chave específicas e até mesmo aceder a um formulário para consultas avançadas e mais criteriosas, incluindo autores, referências e expressões exatas que possam ser encontradas no conteúdo dos trabalhos a listar.

Google Académico

Google Académico – tela inicial permite aceder a ferramentas mais avançadas, métricas e outras funcionalidades como a criação de alertas.