Live chat grátis em seu website – por que utilizar?

live chat grátis

Os live chats estão na “moda”. Contudo, acredite: há bons motivos para usar um live chat em seu website. Há opções gratuitas e pagas ou mesmo possibilidades de criar e desenvolver chats do zero com frameworks e sistemas para desenvolvimento. De qualquer modo, não se trata de apenas mais uma “mania” em websites.

O live chat é uma ferramenta de contacto, especialmente de primeiro contacto. Os clientes, cada vez mais, buscam comunicação com empresas por canais com os quais estão acostumados. O live chat lembra bastante aplicações de mensagens, como o Whatsapp ou o Facebook Messenger, e por isso atrai cada vez mais a clientela em busca de informações.



Se não sabe ainda o que é um live chat, basta lembrar de qualquer website que ofereça, geralmente no canto inferior direito, um botão ou campo para contactar um vendedor ou alguém do suporte ao cliente. Ali, é possível falar em tempo real com atendentes, pelo menos em horário comercial. Longe de ser mais uma “incrementada” em sites, o live chat oferece um canal de atendimento com o qual o cliente se sente mais confortável e, geralmente, consegue respostas de forma mais rápida.

Live chat – estatísticas que comprovam

Não se trata de “achismo”. O live chat desponta hoje como um dos canais de comunicação com o cliente que mais cresce. O telefone e o e-mail continuarão a existir, especialmente como suportes e complementos, porém perdem rapidamente espaço para a nova ferramenta.

Quando se trata de tecnologia, é preciso primeiro olhar para o mercado norte-americano. Daí por diante pode-se traçar tendências a serem quase que certamente seguidas em escala global. No caso dos Live Chat, as principais consultorias norte-americanas e empresas de marketing digital possuem estatísticas reveladoras.

63% dos usuários

Afirmam que retornam muito mais frequentemente em websites que oferecem algum tipo de contacto via live chat ou similar. Do mesmo modo, 73% das avaliações positivas a atendimentos vêm de avaliações feitas por clientes atendidos por chat.

Alguns estudos norte-americanos ainda apontam que a grande maioria dos clientes com dúvidas – 77% deles – acabam não realizando qualquer compra quando o website não oferece atendimento via live chat. Embora enviem suas dúvidas por outros canais, acabam nunca adquirindo produtos e serviços. Contudo, o aspeto mais interessante dessas pesquisas é aquele avaliado, por exemplo, pela BoldChat. Clientes afirmam preferir o live chat por uma série de razões, mas em sua maioria por três fatores principais:

  1. Perguntas são respondidas no mesmo instante
  2. É possível questionar enquanto se realiza outra tarefa
  3. É visto como mais eficiente do que outros meios de comunicação

Live chat – ferramentas

O Tawk.to é uma ferramenta realmente gratuita – oferece o básico em termos de live chat e funciona bem, mesmo em telemóveis. Porém, se busca organização melhor ou recursos sofisticados, não se trata da melhor opção. A plataforma é apenas razoável e integrações são possíveis com quase todos os programas, mas exigem algum domínio de desenvolvimento e programação.

A nossa opção de eleição é sem dúvida o fenomenal Jivochat. Há um plano gratuito, para empresas mais pequenas, que pode ser elevado e aprimorado à medida que cresçam as solicitações de clientes. O processo de inclusão no website é simples e facílimo, a customização igualmente descomplicada e o sistema de acompanhamento e atendimento para os operadores excelente. O app que permite o atendimento ao chat à distância é leve e roda bem em qualquer telemóvel.

live chat

Jivochat – leve, simples, rápido e roda em qualquer website, além de possuir excelente app para controlo e atendimento à distância.

Outra ferramenta com poderosos recursos é o Live Chat Inc. Apesar de não possuir uma versão necessariamente gratuita, permite testes sem custos de 30 dias e oferece recursos de organização e controlo muito mais sofisticadas que alguns rivais. Para empresas com mais movimento ou sistemas de e-commerce, talvez uma opção melhor em lugar de chats gratuitos.