Direito ao Apagamento – Modelo de E-mail

Para websites que possuem sistemas de perfis de usuários ou login, o Direito ao Apagamento é assegurado a todos os usuários e deve ser realizado mediante requisição. Em muitos casos, empresas preferirão enviar uma última comunicação a esses usuários, informando sobre o respeito à norma e também como tentativa de reverter a decisão.

Recomenda-se, como em todo o restante no que se refere ao GDPR, brevidade e objetividade de comunicação. Para tanto, preparamos um modelo de e-mail que poderá ser copiado e utilizado livremente.



 

TÍTULO: Requisição para Encerramento de Conta e “Apagamento”

Estimado {{username}}

Compreendemos sua requisição de encerramento e apagamento dos seus dados e, sem dúvida, cumpriremos com o disposto em lei e encerraremos e apagaremos todos os seus dados presentes em nossa base de imediato. Solicitamos sua compreensão no sentido de confirmar sua solicitação e preencher alguns dados básicos para proceder a completa remoção das suas informações do nosso sistema. Por favor, <a href="{{URL de apagamento}}">clique aqui</a>.

Lembramos que o processo de remoção completa dos seus dados poderá levar algum tempo e obedeceremos nesse sentido aos prazos estabelecidos pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados. Assim que o processo tiver sido concluído, o informaremos neste mesmo e-mail.

Melhores cumprimentos,

Assinatura do DPO ou responsável

Atualizado em Junho 07, 2018