Como exigir senhas mais fortes no WooCommerce?

Muita gente utiliza-se de senhas simples e fáceis de lembrar. O problema é que esse tipo de palavra passe é fácil também para sistemas de brute force, hackers especializados em roubo de perfis e identidades e ameaças diversas. À luz do RGPD, a empresa torna-se responsável também pelo uso de palavras passe fracas por parte dos seus usuários e clientes, e mesmo funcionários.

Sob esse aspeto, recomenda-se que passwords mais fortes sejam exigidas no momento de efetuar um registo. Em relação a empregados, empresas possuem controlo facilitado e podem exigi-lo. Contudo, no que se refere a clientes, a situação não é tão simples.



Controlo da força das passwords no WooCommerce

O WooCommerce é um plugin poderoso para WordPress, que fora suas opções de configuração via backend, possui imensas funções, actions e filters, que permitem personalizar e modificar praticamente tudo dentro do sistema. Um desses filtros permite configurar o nível de complexidade das palavras chave que será exigido dos usuários durante seu registo. O padrão é o nível “3”, mas pode-se alterar com facilidade para um nível mais alto, bastando utilizar a função a seguir – seja no ficheiro functions.php do seu tema ou por meio de algum plugin personalizado.

/**
* Muda a força mínima para a palavra passe no WooCommerce
*
* Configurações
* 4 = Forte
* 3 = Média(padrão)
* 2 = Razoável
* 1 = Fraca
* 0 = Muito fraca
*/

add_filter( 'woocommerce_min_password_strength', 'change_woocommerce_password_strength' );
function change_woocommerce_password_strength( $strength ) {
  return 4;
}

 

Atualizado em Junho 14, 2018