Criação de sites em Portugal – guia rápido

A criação de sites em Portugal é algo atrasada em relação ao que vemos em outros cantos do mundo. Há ainda muito apelo regionalista, o que impede empresas de conseguir bons profissionais e serviços, em favor daquele fornecedor que “está ao lado”.

Na web mundial, muitos da criação de sites ocorre de maneira remota. Bons web designers do Leste Europeu são contratados para trabalhos por empresas americanas, assim como agências americanas atendem a empresas asiáticas, sem nunca tomar um único voo sequer.



É preciso superar o tradicionalismo estagnante, para que sua empresa possa aceder a serviços de primeira linha – alguns deles sequer em Portugal. A criação de sites é um projeto que esbarra em uma série de itens. Não é preciso, necessariamente, adquiri-los todos num mesmo lugar. Concordamos que, em algumas instâncias, migrar para fornecedores “desconhecidos” ou “longínquos” ainda cause medo. Assim sendo, vamos separar a coisa por partes – e daí avaliar cada um desses aspectos no contexto do fornecedor-remoto:

  • Aquisição e gestão de domínios
  • Alojamento e hospedagem de sites
  • Arte, design e web design
  • Programação e desenvolvimento web
  • SEO e marketing digital
  • Produção de conteúdo

Criação de sites em Portugal – domínios

Há empresas em Portugal, tradicionais, que oferecem por vezes boas promoções para aquisição de domínios. Em outros casos, o próprio fornecedor do alojamento web oferecerá o primeiro ano de domínio gratuito. Entretanto, no geral, há uma grande verdade no mercado português: domínios são caros demais.

Especialmente quando refere-se a domínios .PT, preços vão à altura, ainda que ao primeiro ano consiga-se gratuidade. A recomendação – e algo que do ponto de vista publicitário e comercial faz até mais sentido, é optar por um domínio principal .COM. Mais globalizado, com prerrogativas internacionais e mais barato.

Os fornecedores web de alojamento e domínios em Portugal ainda têm complicações adicionais. Exigem procedimentos sem qualquer necessidade para mudanças de DNS ou “transferência” de domínio. Absurdos que resultam em cobranças inexistentes em outros países e apenas dificultam a vida da empresa e também de profissionais que lidam com o segmento. Ao adquirir um domínio .COM por uma empresa de varejo mundial na área, como o GoDaddy, por exemplo, é possível apontar o DNS para qualquer alojamento em segundos. Dois ou três cliques. E a mudança entra em efeito em alguns poucos minutos.

Tente fazer o mesmo em um domínio adquirido no DNS.pt…

De qualquer maneira, há imensas opções mundo afora, baratas e de qualidade – basta deixar de lado a busca pelo domínio .PT e preferir um .COM.

Criação de sites em Portugal – alojamento

Sempre ideal escolher alojamento se o domínio já está incluído, certo? Na verdade, o cerne do problema hoje é outro. Alojamentos oferecem boa capacidade de armazenamento, mas limitam seu uso de outras formas que fogem ao conhecimento do usuário leigo. Recomenda-se a busca de alojamento não apenas em Portugal. A despeito da sanha desgrenhada de manter negócios “com empresas patrícias”, a verdade é que 90% das empresas de alojamento utilizam servidores e serviços na nuvem que não encontram-se no território nacional.

Aumente o raio de ação e consiga melhores fornecedores, buscando em todo canto do mundo. Se terminar com uma empresa de alojamento portuguesa, que seja porque é a melhor e maus vantajosa – e não porque está cá ao lado. Para todos os efeitos, para empresas de pequeno e médio porte na atualidade que desejam efetuar a criação de sites, é preciso verificar, na hora de cotar alojamento:

  1. Condições de preço para domínio e alojamento APÓS o primeiro ano
  2. Limitações “escondidas” em relação ao número de contas de e-mail ou fluxo de dados
  3. Se há ou não certificado SSL incluso, ou quanto custará adicioná-lo no futuro
  4. Limitações ao número de bases de dados MySQL
  5. Avaliações online e de clientes em relação à velocidade e desempenho

Outro aspeto fundamental é o suporte. Prefira aqueles em seu idioma, caso não fale inglês, mas lembre-se de que isso limita seu poder de negociação. Se fala inglês, pode contratar alojamento em qualquer lugar praticamente. Empresas como a Amen, em Portugal, a Arsys, na Espanha, ou a americana Bluehost são destaques em termos de suporte e atendimento.

Criação de sites em Portugal – web design e desenvolvimento

Uma dica gratuita para qualquer um que queira criar um site: tente não dissociar por completo design e programação. Nada é mais demorado, frustrante e também ineficaz do ponto de vista de custo, prazo e produto final do que montar desenhos e conceitos com um, e pedir que os transforme em algo que resulte com outro.

Programação e design precisam de caminhar juntos.

Tenha em mente que o desenvolvimento web hoje é, de uma forma ou de outra, um universo de plataformas pré-configuradas, frameworks, modelos e templates. Ao separar demais as coisas, corremos o risco de misturar muita coisa num mesmo lugar. A melhor política para criação de sites empresariais rápidos e funcionais envolve, por parte do cliente, alguns passos importantes.

  1. Saber o que quer. Use modelos, aponte referências realistas e explique detalhadamente o que busca e que resultado quer atingir.
  2. Exija previews e modelos, uma vez iniciado o projeto, navegáveis. Um JPG ou uma imagem parada não reflete o que será um website, especialmente para quem não desenvolve para a web.
  3. Prefira designers que desenvolvam bem e tenham portfólio, ou programadores com projetos avançados, que tenham boa noção estética. Não contrate dois profissionais que nunca se viram para realizar juntos um serviço unificado.
  4. Desconfie de quem não utiliza o que já provou-se mais eficaz. Hoje a criação de sites é feita em plataformas como o WordPress ou sistemas como WooCommerce, Opencart, Magento, no caso de lojas online. Na questão de design, sites responsivos e otimizados para telemóveis não são um luxo, são uma obrigação. Se uma empresa ou agência não o oferece, não merecerá sequer atenção.

Ademais, prefira o simples. Esqueça conceitos retrógrados e não tente repetir sua linguagem corporativa usual e impressa em sua faceta digital. A comunicação na internet não ocorre de forma idêntica àquela feita em termos físicos. É preciso objetivo, brevidade e, acima de tudo, um pouco de rompimento com os estamentos do corporativo secular.

Criação de sites em Portugal – SEO e marketing digital e conteúdo

Este é o caso no qual o profissional poderá estar sim a atuar remotamente, mas deve ter contacto frequente consigo. Um profissional de marketing precisa compreender e entender uma empresa, de modo a formular campanhas e estratégias que resultem melhor. Aprenda algo aqui: ser visto por mais pessoas não necessariamente é o melhor do marketing no meio digital. Ser visto pela PESSOA CERTA o é.

SEO bem feito exige conhecimento profundo do mercado-alvo

Profissionais de SEO, além disso, precisam de compreender o mercado no qual atuam e no qual sua empresa está a atuar. E, convenhamos, o mercado português é bastante característico e muito distinto de outros mercados mundiais, como Estados Unidos ou Inglaterra. De nada adiantará usar de técnicas e ferramentas que multipliquem acessos e visitas, quando não está a atingir o público que realmente comprará seus produtos.

O mesmo se dá em relação ao conteúdo, porém de modo um pouco diferente. Sempre prefira que o conteúdo venha a ser produzido por pessoas que conheçam o mercado-alvo. Se vai vender cá em Portugal, prefira portugueses, mas ao vender no Brasil, procure por brasileiros. O mesmo se aplica a quaisquer outros mercados.