Como conseguir certificados SSL grátis

Verificação de propriedade do domínio pode exigir algum conhecimento técnico

O tal HTTPS está a infernizar a vida de muitas empresas. É bem verdade que há algum peso em termos de SEO e desempenho no Google e a navegação segura tornou-se uma tendência. Contudo, muitos estão pagando demasiado para obter certificados junto a empresas de hosting e alojamento.

Pois bem, antes mesmo de terminar a leitura deste artigo: NÃO PAGUE. Certificados SSL grátis são fáceis de se conseguir e, para empresas de pequeno e médio porte ou pessoas singulares, honestamente não há qualquer tipo de diferença entre uma certificação paga ou gratuita. Empresas de grande porte e corporações necessitam de certificados SSL específicos e mais seguros, para atender a normas de compliance, garantir segurança de dados confidenciais e outros.



Para quem possui um site comum, uma pequena loja ou simplesmente um blog, pagar por certificados SSL é, literalmente, deitar dinheiro no lixo.

Mas então, como conseguir certificados SSL grátis?

Primeiro passo – checagem de hosting

Verifique seu serviço de hosting ou alojamento. Atualmente, alguns serviços internacionais oferecem já SSL grátis, sem custo adicional. Outros não o oferecem e vendem seus próprios certificados – porém permitem ao cliente efetuar a instalação de um certificado gratuito por conta própria. Alguns ainda, como a Siteground, até mesmo oferecem ferramenta para que o cliente gere seu certificado SSL grátis com poucos cliques.

E aqui uma dica: se o seu serviço de hosting NÃO permite o uso de certificados gratuitos, mude de fornecedor. Não há razões para tal, a menos que seu alojamento queira arrancar dinheiro seu a vender certificados próprios.

Segundo passo – onde gerar certificados SSL grátis

Há uma série de entidades que permitem, em minutos, gerar certificados SSL grátis para seu domínio. Esses certificados são reconhecidos e funcionam para qualquer endereço web. Para gerar o certificado, basta aceder a um dos sites que efetuam esse serviço e preencher um par de dados, efetuando posteriormente o download dos respetivos ficheiros.

Let’s Encrypt

O site do Let’s Encrypt é uma parceira de diversas empresas de desenvolvimento de softwares. Há uma enorme lista de provedores de hosting que oferecem suporte ao certificado. Para vê-las todas, basta consultar neste link. Gerar e operar o certificado exige algum conhecimento, porém há um site que opera com o serviço do Let’s Encrypt e permite a geração imediata do certificado para download.

Basta aceder ao site SSL For Free e inserir seu domínio no campo principal, clicando a seguir no botão verde. A seguir, uma tela pedirá a verificação de propriedade do domínio. Isso pode ser efetuado por meio de seu acesso FTP, como mostrar a imagem, ou de forma manual, ao subir ficheiros que o SSL For Free irá fornecer ao servidor. A forma automática é mais rápida e eficaz.

Verificação de propriedade do domínio pode exigir algum conhecimento técnico

Posteriormente, o certificado SSL grátis será gerado, e 3 ficheiros fornecidos. Esses ficheiros deverão ser carregados no servidor, em uma pasta específica que será indicada. Caso tenha dificuldade, poderá sempre pedir auxílio ao suporte do serviço de hosting ou a quem cuide de seu website.

Comodo

Os certificados SSL grátis da Comodo exigem algum conhecimento de programação. Antes de submeter o pedido para o certificado grátis de 90 dias de validade, é preciso gerar em seu servidor um ficheiro CSR. As instruções estão no website, em inglês, mas caso não domine o funcionamento de servidores Apache ou Nginx, é melhor pedir a alguém que o domine.

Cloudflare

Se utiliza o serviço de CDN gratuito da Cloudflare, também poderá aceder a um SSL grátis com facilidade. Basta entrar com seu login no Cloudflare e selecionar a opção “Crypto” da barra de ícones. Nessa opção, selecionará no dropdown o item “Flexible”. Verifique apenas se a mensagem “Active Certificate” lhe aparece logo após essa configuração. Em outra ocasião, explicaremos o que compreende um serviço de CDN, com destaque para a versão gratuita do Cloudflare.

Item “Crypto” oferece configurações do SSL grátis

Zero SSL

A Zero SSL funciona de modo similar ao serviço do SSL For Free, com uma plataforma ainda mais amigável. Em três passos, é possível gerar um certificado gratuito. Basta seguir as instruções e criar seu certificado, usando um ficheiro CSR ou não. Novamente, será preciso, talvez, pedir auxílio ao suporte de seu host posteriormente para instalação do certificado.

Terceiro passo – renovação

A maioria dos certificados gratuitos, exceto quando o serviço de hosting realiza a instalação de forma automatizada, exigem renovação periódica. Fique sempre atento à validade dos certificados, renovando-os próximo da data de expiração. Basta seguir o mesmo processo e gerar novos certificados quando for preciso.