7 truques no Powerpoint 2016

Todo software é repleto de teclas de atalho e truques, e o Powerpoint não é diferente. Entretanto, os atalhos não se limitam à edição de slides, mas também à apresentação e manejo do programa e seus ficheiros. Veja 10 truques no Powerpoint 2016 que provavelmente ainda não conhecia.

E acompanhe-nos com frequência para aprender novos truques e facilidades a usar no Powerpoint e outros softwares de grande utilização no campo empresarial.



Truques no Powerpoint – telas brancas e pretas

Durante exibições de slides, por vezes pode ser que queira interromper a passagem, concentrando as atenções para si. Não é necessário teclar ESC ou para a exibição. O Powerpoint 2016 oferece duas alternativas mais inteligentes para esses momentos. Pode-se deixar a tela toda branca ou toda preta, e regressar para a apresentação posteriormente teclando qualquer outro botão.

AtalhoEfeito
SHIFT + WInterrompe a exibição de slides e deixa o ecrã inteiramente branco
SHIFT + BInterrompe a exibição de slides e deixa o ecrã inteiramente preto

Truques no Powerpoint – captura de ecrã ou telas

Pouca gente sabe, mas o Powerpoint 2016 permite a inserção de telas com facilidade. Basta aceder ao menu “Inserir” e buscar pela opção “Instantâneo”. Ali encontrará janelas de aplicações que estejam abertas para inserir como imagem nos slides.

Opção instantâneo facilita a captura do ecrã em várias janelas distintas


Truques no Powerpoint – screencast

O PPT também permite gravar vídeos a partir de seu ecrã. Ainda no menu “Inserir”, basta procurar pela opção “Gravação de Tela”. Ao clicar no botão, aparecerá uma ferramenta no topo que pedirá, primeiro, para que seja selecionada e demarcada a área a gravar. Pode-se, além do vídeo, captar o áudio por meio de um microfone também.

Ferramenta de gravação de tela permite inserir vídeos no estilo screencast, inclusive com áudio


Truques no Powerpoint – vídeos do Youtube

Em versões anteriores, muitos baixavam vídeos do Youtube para incluir em apresentações. O Powerpoint 2016 não apenas permite o link direto a vídeos do Youtube, como também oferece uma ferramenta de busca interna por vídeos na rede social. Basta clicar, ainda no menu “Inserir”, no botão “Vídeo” e então em “Vídeo online”, e uma janela de diálogo para buscas irá aparecer.

Vídeos do Youtube, inclusive com buscas dentro do próprio Powerpoint


Truques no Powerpoint – conta-gotas

A ferramenta conta-gotas é preparada para evitar que cores discrepantes sejam exibidas em sua apresentação. É possível extrair a cor exata de imagens e outros trechos de texto, para usar como base em novos elementos. Isso evita erros e preserva, principalmente no caso de marcas e logótipos, a uniformidade de cor. O uso é simples, como mostra a imagem. No painel original, no botão que modifica a cor do texto, há um último item chamado “Conta-gotas”. Basta clicar nele e, com o rato, clicar novamente no objeto do qual deseja-se extrair a cor.

Conta-gotas – uma ferramenta para manter a uniformidade de cores


Truques no Powerpoint – salvar slides como imagem

O Powerpoint tem a opção de salvar a apresentação na forma de imagens JPEG. Basta ir até o item “Salvar como” e selecionar o tipo de ficheiro a salvar. Ao selecionar JPEG, após clicar em “Guardar” ou “Salvar”, o sistema perguntará se deseja converter apenas o slide atual em imagem ou todos os slides, cada um em um ficheiro JPEG individual. Uma boa ideia para portfólios e também para utilizar imagens exibidas em apresentações corporativas em seu website, por exemplo.


Truques no Powerpoint – exibição instantânea

Os ficheiros PPT e PPTX são abertos pelo Powerpoint na área de edição, mas é possível salvar ou guardar suas apresentações para que sejam exibidas diretamente após o clique. Para isso, na opção “Salvar como” ou “Guardar como” basta selecionar o tipo de ficheiro. Usando PPSX ou PPS, apresentações serão automaticamente abertas na tela em modo de exibição e não mais no editor do Powerpoint. Uma melhor opção para eventos e envio a clientes.