4 ferramentas grátis para lidar com vetores

Ferramentas grátis para lidar com vetores

Alternativas ao Adobe Illustrator, Sketch ou para criar e editar imagens e animações em SVG? Parece improvável, mas a verdade é que há inúmeros softwares e mesmo ferramentas online que podem ajudar.

Há muito, muito mesmo o que usar. Entretanto, algumas dessas ferramentas são muito pobres. Outras delas tão complexas que é preferível contratar alguém para fazer o serviço. Contudo, alguns sistemas podem ser úteis tanto para designers e web designers quanto desenvolvedores e programadores. E separámos algumas tão simples que podem ser usadas por qualquer um, para fins pessoais ou comerciais.




Ferramentas grátis para lidar com vetores – Vectr

O Vectr é uma ferramenta rápida, gratuita e moderna para lidar com vetores. Embora esteja longe de possuir os recursos avançados de um Adobe Illustrator ou mesmo do também gratuito Inkscape, tem uma plataforma mais simples e dedutível. Para aqueles que não são especialistas, pode ser a melhor opção atual. O Vectr ainda tem mais uma vantagem: pode ser baixado e instalado no computador, mas também é possível utilizá-lo online.

Ferramentas grátis para lidar com vetores


Ferramentas grátis para lidar com vetores – Gravit

O Gravit é um sistema que funciona também na nuvem e é destinado a criar ilustrações. Possui uma plataforma rica e também moderna, embora tenha custos para que possam ser utilizados alguns recursos. O Gravit foi adquirido pela Corel, software house do famoso CorelDraw. Porém, ao contrário do CorelDraw, possui uma plataforma mais simples e dedutível. O Gravit pode ser uma boa opção para aqueles que já possuem algum conhecimento de ferramentas de ilustração digital, mas não procuram grande complexidade.

Ferramentas grátis


Ferramentas grátis para lidar com vetores – Inkscape

O Inkscape é um software grátis para ilustração já bastante tradicional. Possui amplos recursos e rivaliza inclusive, nesse aspeto, com algumas ferramentas pagas. A plataforma e a interface, contudo, são bastante complicadas e não é possível lançar mão de muitos recursos sem formação ou estudo profundo dos manuais e tutoriais. Além disso, o Inkscape precisa ser instalado no computador. Para quem tem paciência, pode ser uma ferramenta brutal – mas se quer resultados rápidos, melhor apostar em outra.

ferramentas grátis


Ferramentas grátis para lidar com vetores – Vecteezy

O site de imagens e elementos vetoriais gratuitos Vecteezy também possui um editor online de SVG que dá conta de trabalhos simples. Para aqueles que têm apenas necessidades pontuais de edição e não querem meter-se com ferramentas avançadas de edição pode ser uma ótima opção. Rápido, simples e, embora com poucos recursos comparativamente, é bom para a edição de elementos SVG para uso na web.

Ferramentas gratuitas