3 mídias que toda a empresa deveria acompanhar

Netflix

Praticamente todas as empresas, no mundo de hoje, preocupam-se em estar na internet e nas principais redes sociais. Entretanto, especialmente para os empreendedores e empresários, acompanhar e familiarizar-se com tendências pode ser um modo não apenas de usar de vantagens que a evolução das mídias possa oferecer, mas de ganhar clientes.

Em termos de tendências, 3 mídias que toda a empresa deveria acompanhar podem ser, nos próximos anos, os novos bastiões da publicidade, do marketing e até mesmo da venda de produtos e serviços. O público já as assimilou e o caminho parece irreversível. Para aqueles que se dispuserem a acompanhá-las, estará reservado certamente o prémio do pioneirismo.



Muitas dessas mídias ainda não oferecem, necessariamente, oportunidades diretas de publicidade ou marketing. Entretanto, com o público a consumi-las de modo cada vez mais intenso, empresários poderão angariar potenciais clientes e criar comunidades e seguidores simplesmente pelo fato de conhecê-las e nelas transitar. Saber o que se passa nessas cinco mídias é algo fundamental para a produção de conteúdo, para estabelecer relacionamentos em redes sociais e, em alguns casos, para prever o que o mercado irá consumir ou demandar nos próximos anos.

Mídias que toda empresa deveria acompanhar – Netflix

O Netflix é hoje um dos principais “canais” de TV do mundo. Maior distribuidor de conteúdo em live streaming, com maior número de assinantes e imensa variedade e catálogo de conteúdo próprio, o Netflix possui hoje algumas das séries mais bem sucedidas do mundo. Para produtores de conteúdo, é essencial acompanhar as tendências de público e audiência no Netflix . Há novidades em caráter semanal e algumas das séries documentais produzidas pela empresa atualmente são de especial utilidade para qualquer empreendedor:

“Dinheiro Sujo” é uma série sobre grandes escândalos do mundo capitalista. Casos como a adulteração de níveis de poluição em automóveis da Volkswagen ou a lavagem de dinheiro de narcotraficantes mexicanos por subsidiárias do banco HSBC são destaque nessa série que, em sua primeira temporada, conta com seis episódios.

Para empresários do segmento de restauração e alimentação, o excelente “Chef’s Table” já conta com diversas temporadas, e mostra tendências no mundo da alta cozinha e o estilo de chefs renomados de todo o mundo. Ainda no setor, o documentário “Rotten” abre para o público práticas comerciais e empresariais antiéticas e ilegais existentes em grandes cadeias de distribuição e produção de itens alimentícios: frango, pescados, alho e outros.

A série documental “Abstract” é outra relevante para empresários de diversos segmentos. Tendências e análises na área do design e suas várias vertentes. Não apenas profissionais criativos, mas até mesmo segmentos de criação e desenvolvimento de produtos em empresas de vários segmentos podem ganhar com o acompanhamento de séries como essa.

Para além dos programas originais da Netflix, que ainda incluem séries que, em menos de um ano, já se tornaram icónicas, há um vasto catálogo de filmes, seriados, programas infantis e filmes e produções estrangeiras de todos os cantos do mundo.

Mídias que toda empresa deveria acompanhar – Spotify

O Spotify é hoje o serviço de streaming de músicas mais popular do mundo. O número de usuários continua, como no caso do Netflix, a crescer exponencialmente. Muitas das maiores marcas do mundo, desde os primórdios do Spotify, já utilizam o serviço para criar playlists e grupos de modo a cativar e engajar seu público. Contudo, o que poucas empresas sabem é que o Spotify é também um canal de marketing poderoso, que pode ser usado para a veiculação de publicidade e criação de experiências para atingir públicos de forma bastante certeira.

O spotify já dispõe, inclusive, de um segmento específico para empresas e marcas, o Spotify For Brands. Apesar do áudio ser o grande carro-chefe dessa mídia, a verdade é que as soluções para empresas contidas nos planos e pacotes do Spotify For Brands incluem também vídeos, como mostra o spot abaixo.

Mídias que toda empresa deveria acompanhar – SlideShare

O SlideShare é uma ferramenta bastante esquecida pela maioria das empresas. A verdade é que a possibilidade de disponibilizar apresentações que possam ser incorporadas por outros sites é uma forma bastante eficiente e conveniente de marketing e propagação de conteúdo. Especialmente para empresas que participam de eventos, submeter apresentações e palestras é uma forma eficiente de não apenas divulgar a marca em si, mas também de criar autoridade e projetar especialistas.

Mas não acaba por aí – o SlideShare concentra apresentações de todos os tipos e sobre os mais variados tópicos. Algumas delas podem ser integradas a websites, mas outras podem inclusive ser transferidas e baixadas. Quando falamos em sessões de formação e treinamento de pessoal em empresas, essa ferramenta pode ser particularmente útil. Melhor utilizar apresentações boas de terceiros (sempre referindo fontes, claro) do que perder tempo valioso para produzir materiais que, muitas vezes, ainda por cima são pobres. Excelentes apresentações profissionais de temas variados podem ser encontradas no SlideShare.

Sob o ponto de vista da concorrência, o SlideShare ainda é uma óptima ferramenta de benchmarking. Por meio do conteúdo ali distribuído, é possível conhecer mais a respeito de produtos, promoções e estratégias da concorrência. É excelente saber o que seus competidores estão a mostrar para seus clientes, para o público em conferências e seminários e até para seus próprios empregados.